Lições ao jovem advogado em Hesíodo – virtudes e infortúnios.

Há lições que são eternas entre os homens; e entre os homens estão os advogados.
Os princípios universais que os primeiros seguem, a fim de alcançarem seus objetivos, também se dispõem perante os segundos, para que tenham êxito em suas realizações.
Um deles, encontrado em tantas obras, como aqui na obra do poeta grego Hesíodo, se refere à consecução da virtude, a qual se opõe à consecução do infortúnio, outro lado da moeda.
A passagem é esta: “O infortúnio pode ser adquirido facilmente, tanto quanto quiseres, pois reside bem próximo de nós, e o caminho para ele é plano. Mas diante da virtude, em troca, os deuses imortais colocaram o suor. É longa e íngreme a trilha que a ela conduz, e árduo o seu começo. Porém, quando se chega ao cume o caminhar se torna fácil, por mais difícil que antes houvesse sido” (Teogonia/Trabalhos e Dias, Martin Claret, 2010, p. 26).
Ao dissecarmos este trecho, percebemos que o historiador grego pretende ensinar-nos sobre o custo da aquisição de uma virtude ao compará-lo com o do infortúnio.
De fato, a indolência de nossos espíritos é uma característica natural, como a água que desce portentosa das altas cachoeiras e segue seu fluxo. Nossos corpos pedem comida, mas nossa gula suplica comida à mais; pedem bebida, mas nosso desenfreio quer bebida à mais; pedem descanso, mas a preguiça requer descanso à mais.
Assim, para que o infortúnio tenha lugar, basta deixarmos a água correr o leito e desembocar no mar dos prazeres, indo além do que nossa demanda natural biológica requer, obedecendo-a cegamente, sem contrapesos que lhe imprimam limites. Daí a verdade em dizer: “o infortúnio pode ser adquirido facilmente, tanto quanto quiseres, pois reside bem próximo, e o caminho dele é plano”. Não é preciso esforço.
No outro extremo está a aquisição da virtude, cujo caminho é aspergido de suor, a indicar a longa e íngreme passada até o destino final.
Se o advogado iniciante enxerga a si mesmo com um futuro razoavelmente exitoso, não pode deixar de introjetar estas verdades. Na prática, se suas noites não forem mais longas, se seus dias não forem mais ocupados, se seus finais de semana não forem menores e seus estudos não forem maiores, a virtude que antes imaginou alcançar não passa de um mero aceno da vertigem causada pela vontade divorciada do empenho. Não havendo esforço e dedicação superiores ao comum, o resultado será uma maior dificuldade para atingir os objetivos.
As sentenças eternas que regem o comportamento dos homens podem às vezes ser interpretadas como triviais, mas não se trata de disso aqui, quando notamos a modernidade exigindo excelentes resultados rápidos, sem paciência e suor.
É preciso que se digam estas supostas “trivialidades” ao coração, pois a mensagem do entorno é o contrário constante delas. Não há sucesso fácil e rápido na advocacia, embora vendam-se fórmulas. E se teus trabalhos e dias não estão garoados de transpiração, o infortúnio está à porta e bate. Ele vai entrar.
Por: Jimmy Deyglisson
Um texto inspirador! Parabéns Dr. Jimmy.
Obrigado pela leitura, meu caro!